sexta-feira, 1 de março de 2013

Debate: Smith, Mises, Friedman ou Marx. Quem foi o maior?




Colabore com a nossa pesquisa. É muito importante para a divulgação de alguns dos grandes nomes da história econômica.

Curtir (desfazer) ·  · Compartilhar · há 10 horas
  • Você e outras 58 pessoas curtiram isto.
  • Charles Wolf Adam Smith 
  • João Winckler SHAUSHAUSHAUSH
  • Marcelo Lyra Mises é o poder.  rs
  • Willyans Maciel Adam Smith
  • Guilherme Cadima De Souza Todos, menos Marx kkk
  • Pedro Lacerda acordar foi boa
  • Daniella Casselli Todos, menos Marx [1]
  • Paula Rosiska Sensacional!
  • Izabella Meirelles Guarato O Marx acha que todo o ser humano pensa e age da mesma forma, errinho besta, né.
  • Marivalton Rissatto "O intervencionismo esta com seus dias contados" Disse Mises a decadas atras. De fato ele errou, basta olhatr pra maior economia do mundo, os EUA. Da nação liberal que fora em 1930 (proximo a epoca de Mises) pra hj com todo seu intervencionismo e protencionismo (fora as inteervençoes que faz via OMC em diversos paises). Errar, todo economista erra, pois nao sao profetas, mas cientistas, mas se tem economista que errou nas analises grandemente, este foi o Mises.
  • Marivalton Rissatto "O Marx acha que todo o ser humano pensa e age da mesma forma, errinho besta, né." Absolutamente nao. Marx dizia que os homens produzem a sua historia, mas nao produzem como querem, produzem sob circunstancias adversas a sua vontade que lhes sao sao passadas pelo passado. Cada homem é dono de si e produz a sua propria historia, porem a historia de cada homem esta diretamente ligado ao passado. O que Marx quer dizer é que nao existe uma força sobrenatural que ordenava a sociedade como defendia os hegelianos de direita, mas que o homem era o unico dono do seu presente e futuro, porem jamais dono do seu passado. "Não é a consciencia dos homens que determina seu ser social, mas o contrario. A realidade social é que irá criar a consciencia dos homens" disse Marx em "A Ideologia Alemã". Marx assim explica que o feudalismo, capitalismo ou socialismo nao pode ser criado por um individuo ou pessoa, mas o contrario, o modelo de sociedade anterior é que forja a consciencia dos individuos para poder criar um novo modelo. É seguindo esta logica que Marx tinha a crença de que o capitalismo ao criar uma nova classe (o proletariado) estaria se autodestruindo, pois esta nova classe iria destruir este modelo (capitalismo) dando inicio ao surgimento do socialismo. De fato isso ocorreu em alguns paises, mas nao em outros. Esssas ideias sao a base do que os marxistas chamam de "Materialismo historico-dialetico". Nao é dificil de entender, basta reservar um pouco de tempo pro estudo dos escritos do filosofo alemão. Mas fiquei curioso Izabella Guarato, de onde vc tirou essa de que o Marx achava que os homens eram zumbis?
    Curtir · Responder · 1 · há 47 minutos · Editado
  • Rodrigo Souza Milton Friedman sem nenhuma sombra de dúvidas
  • Denis Martins E viva as crises do Capital! Uhulllllll
  • Marivalton Rissatto Pensei que vc fosse liberal auistriaco Rodrigo Souza, legal vc gostar do Friedmam, tb gosto dele, mas diga pq vc acha que ele foi o melhor de todos.
  • Giovane Goulart Fiorentino Marivalton Rissato chamou a gangue dele pra comentar, mal sabe ele que, independente de qualquer coisa que ele comentar, vai estar defendendo Adam Smith. rsrsrs
  • Jorge Williams BLABLABLA....BLABLABLA...bla bla bla putzzzzzzzzzzzzzzzzz
  • Denis Martins Marivalton Rissatto, não se assuste, quem critica de forma erronea o velho barbudo, na verdade nunca o leu!
  • Laurindo Oliveira bom jorge mi liga agora por favor pode ser ?
  • Laurindo Oliveira eu quis dizer bom dia
  • Giovane Goulart Fiorentino Na verdade Marx teve sim uma grande contribuição. Ele mostrou, ou melhor, seus seguidores mostraram, o quão fadado ao fracasso o comunismo é. Mostraram como não se deve fazer. Mostraram o quão perverso pode ser suprimir as liberdades individuais em nome de uma suposta "igualdade".
  • Flavia Oliveira hahahahahah acordar
  • Daniel Melo discordo do marx nao foi o capitalismo q criou o socialismo. e sim a ideia de alguns homens...como ele
  • Daniel Melo nao q ele n tenha ideias legal como o materialismo vs religiosos. Mas ele tmb fazia uma dicotomia errada. Ou vc acreditava numa forca divina ou vc acreditava q ideias nao eram importantes
  • Lucas Felisbino Comentando apenas para dizer que Ludwig von Mises foi o cara.
  • Pedro Zornov faltou friedrich hayek
  • Marivalton Rissatto "Marivalton Rissato chamou a gangue dele pra comentar, mal sabe ele que, independente de qualquer coisa que ele comentar, vai estar defendendo Adam Smith" Existe uma cartaa de Marx a Engels onde ele diz que de todos os economistas que ele leu em sua epoca, os unicos que ele respeitava era Smith e Ricardo. Eu li Smith, acho ele sensacional (claro, descontando os erros comum a um homem de sua epoca). Smith ja alertava desde aquele tempo que o livre emrcado, sem ningn pra regular, iria gerar monopolios e oligopolios. É lendo isso que Marx vai criar sua tese de que: "Oa governos do estado modernos nao sao nada senao um mero comite pra gerir os negocios da burguesia". Olhe o governo dos EUA criando guerras do nada pra levar empresas capitalistas onde antes nao existiam. Pra vc ter ideia ja tem Macdonalds no Iraque, Agfeganistao e Libia e os unicos paises ond enao ha Coca Cola sao Coreia do Norte, Irã e Cuba. Agora chuta quais paises os EUA estao loucos pra invadirem?
  • Marivalton Rissatto Como bem disse Sartre: "O marxismo permanece sendo a filosofia de nossos tempos. Continua insuperavel, mesmo pq, somente o marxismo é capaz de superar o marxismo". Jean Paul Satre entendia das coisas 
  • Marivalton Rissatto "discordo do marx nao foi o capitalismo q criou o socialismo. e sim a ideia de alguns homens...como ele" Marx nao criou o socialismo, tampouco o comunismo, ele apenas os descobriu analisando o passado. Os homens, antes do surgimento da prorpiedade privada e da familia monogamica, eram comunistas. Colhiam e caçacam e dividiam com a tribo (totem).
  • Marivalton Rissatto "nao q ele n tenha ideias legal como o materialismo vs religiosos. Mas ele tmb fazia uma dicotomia errada. Ou vc acreditava numa forca divina ou vc acreditava q ideias nao eram importantes" A critica de Marx a religiao veio de Ludwig Fuerbach, um hegeliano de esquerda e materialista. Fuerbach dizia que nao era os deuses que criaram os homens como pensava Hegel, mas o contrario, os homens criavam os deuses. Marx vai ler Fuerbach e dizer: "Os homens criam os deuses e as mercadorias pra depois serem dominados pelos deuses e pelas mercadorias" Veja o quao sabio e atual é isso nos dias de hj. Os crentes vao todos os dias na igreja implorar pra deus lhe dar forças para enriquecerem e consumir carros, joias, relogios, iates, etc. Os homens vao a deus pra implorar pela mercadoria. Trabalham a vida toda e deixam de curtir a vida pra acumular bens e riquezas que no fim nem usufruem (ou deixam pros herdeiros ou pro governo). Eu tb achava Marx um imbecil, ate ler Marx e descobrir a riqueza que ha em sua obra.
  • Marivalton Rissatto Obs: "Os trechos que citei de Marx vc ira encontrar na obra intitulada "Teses sobre Fuerbach" de 1845 (Mises nem tinha nascido).
  • Marivalton Rissatto "faltou friedrich hayek" Eu li o Hayek quando jovem (fui obrigado na faculdade ler de novo). Gostei das ideias dele, porem é outro que a historia provou que estava muito equivocado. Em "O caminho pra servidão" Hayek analisando os feitos pelos "socialismo" na URSS, Ucrania, Polonia etc diz que tanto o socialismo quanto o nazismo ou fascismo sao modelos que levam a tirania e a servidao e dominação das pessoas e fim das liberdades individuais. Ate ai correto, de fato a URSS foi uma tragedia pras liberdades. Porem com o tempo veio seguidores de Hayek, liberais como Pinochet, Tatcher e Reagan e comprovam que "liberais" poderiam criar ditaduras e levar o povo a servidao ainda muito pior que os "socialistas". Atualmente vc pode comprovar como que os paises ditos mais "liberais" sao os que mais oprimem e limitam a liberdade, paises como EUA e Inglaterra. Campeoes mundiais em intervençoes, leis protencionistas, patentes ridiculas e subsidios a empresas nacionais. Hayek errou feio. Ah o legal de comentar é que Hayek dividiu seu nobel de economia com, acredite, um marxista.
  • Marivalton Rissatto "Lucas Felisbino Comentando apenas para dizer que Ludwig von Mises foi o cara." O cara que disse com toda certeza que o intervencionismo estava com os dais contados. Mises morreu e nao viu sua analise se consolidar, pelo contrario. Nunca houve tanto intervencionismo na economia. Veja os EUA onde mais de 50% da população vive as custas do governo e a Alemanha onde mais de 60% da população é funcionario publico. Como eu disse, todos erraram em suas analises, mas o Mises de longe foi o que mais errou. Alias, nao acertou uma. O fim do intervencionismo se tornou dos dias de hj mais utopico que o socialismo ou o comunismo. E nao precisa olhar pra Cuba, China ou Coreia do Norte, basta olhar pros EUA ou Islandia (que recentemente estatizou dezenas de empresas).e hj esta em 1o no ranking de qualidade de vida (IDH do Pnud).
  • Elker Carvalho Marx => acordar! hehehehehehehe

    E pra onde vai o outro falar em ditadura liberal? Faz tanto sentido quanto falar de água seca.
  • Marivalton Rissatto Elker eu acho que vc tem inteligencia suficiente pra debater e apresentar argumentos. 

    • Kleber Jorge Eu ainda não li os livros de Adam Smith,Ludwing Von Mises e do Milton Friedman, mas nem preciso ler o livro de Karl Marx pra seber que o maxismo é um mal que infelizmente vive de forma semelhante a um Zumbi e criando novos zumbis ideologicos
    • Marivalton Rissatto Kleber Jorge Vc deve ser um SUPERHUMANO, consegue saber o que um autor escreveu sem ler seus livros. Se inscreve pro Guines book. Tu ganha fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que revestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.Lembrando que vc é o único responsável pelo que disser aqui. Divirta-se!
As críticas, mais do que os afagos, são bem vindas.