sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Alckmin veta projeto de transparência a dados educacionais

Atualizado: 21/02/2013 20:07 | Por Fernando Gallo, estadao.com.br

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), vetou um projeto de lei aprovado na pela Assembleia Legislativa...

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), vetou um projeto de lei aprovado na pela Assembleia Legislativa que pretendia dar transparência a dados referentes ao sistema educacional do Estado.

De autoria do deputado Geraldo Cruz (PT), a iniciativa obrigaria órgãos responsáveis pela educação pública do Estado - secretaria estadual de Educação, Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e Conselho Estadual de Educação (CEE) - a divulgar em todos os veículos de comunicação oficial do Estado, e em cada unidade escolar, uma quantidade ampla de dados.

Os dados se referiam a:

- Qualidade da educação ofertada (leia-se a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb))

- Infraestrutura (se existem quadras de escola, laboratório de informática, de ciências, quadra de esportes, biblioteca e acessibilidade física)

- Recursos humanos (número de professores necessários por disciplina e também o número de professores em exercício efetivo em sala de aula; bem como número de funcionários necessários e em exercício efetivo)

- Gestão democrática (conselho, associação de pais e mestres, projeto pedagógico e grêmio estudantil)

- Repasse de recursos (valores repassados por União, Estado e município)

- Quantidade de estudantes matriculados (número médio de estudantes por série)

Na justificativa do veto, Alckmin sustentou que a transparência é um "imperativo constitucional", e disse que o site http://educacao.sp.gov.br traz "informações de interesse público, como é o caso do cadastro das escolas públicas e particulares, com dados de matrícula e classes por níveis e modalidade de ensino".

Contudo, apenas uma pequena parte dos dados que o projeto pretendia tornar transparentes está nesse portal.

O governador afirma ainda que "a Central de Atendimento, mantida pela Secretaria de Educação, constitui um canal direto de comunicação e acesso às informações educacionais para a população em geral e para os diferentes órgãos e instâncias da administração".

Ao rechaçar a publicação de dados relativos ao Ideb, Alckmin anota que "a divulgação fora do exato contexto, é inoportuna, podendo causar prejuízos à escola e à comunidade".

(Fernando Gallo)

Um comentário:

  1. Mas é uma brincadeira! Esse Governador veta todos os projetos que podem trazer melhoras e benefícios para toda a sociedade. Vetou um projeto que poderia trazer melhoras para a segurança pública, vetou este sobre a educação... E por quê? Porque a "divulgação de dados relativos ao ideb pode causar prejuízos à escola e à comunidade", como ele afirma, ou é porque pode trazer prejuízos aos seus interesses políticos?

    ResponderExcluir

Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que revestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.Lembrando que vc é o único responsável pelo que disser aqui. Divirta-se!
As críticas, mais do que os afagos, são bem vindas.