sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

"O Brasil era colônia de férias do capital especulativo", diz Mantega

Via Foia
Para o ministro da Fazenda, Guido Mantega, as seguidas críticas que ele tem recebido de publicações britânicas é fruto da política brasileira para se defender da chamada "guerra cambial". Ele foi recentemente alvo da revista "The Economist", que sugeriu sua demissão à presidente Dilma Rousseff, e do jornal "Financial Times", que o apelidou de "Guido, o elfo vidente".

A "The Economist" criticou o ministro pelo crescimento abaixo do esperado do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e disse que a presidente Dilma Rousseff deveria demiti-lo. O "Financial Times" ridicularizou as previsões de Mantega.

"Nós conseguimos nos posicionar melhor [em relação à guerra cambial]. Conseguimos reverter uma tendência que era prejudicial ao Brasil, que valorizava o nosso real. Nós evitamos a entrada de capital especulativo", disse o ministro à GloboNews. "É por isso que eles estão reclamando de mim. Você percebe que tem gente que não está satisfeito".
Alan Marques/Folhapress

Dilma cumprimenta o ministro da Fazenda, Guido Mantega na cerimônia de sanção da lei que altera o Supersimples

Mantega se referiu aos insatisfeitos como "uma minoria que usava o Brasil como colônia de férias do capital especulativo". "O Brasil era uma colônia de férias do capital especulativo. Nós tiramos esse banquete que eles tinham, e aí o pessoal resolveu reclamar de mim".

Embora tenha admitido que o Brasil conseguiu reverter uma tendência "prejudicial ao Brasil" no câmbio, ele fez questão de dizer ao canal de notícias que "o câmbio é flutuante". Para Mantega, como a atual taxa de juros "não atrai tanto capital especulativo como no passado, a tendência é que haja um equilíbrio natural do câmbio".

VOTO DE CONFIANÇA
Durante café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto, Dilma Rousseff reiterou que não seguirá os conselhos de demitir o ministro da Fazenda. "Eles podem querer fazer isso, mas acontece que eu não quero", disse a presidente. "Posto que sou eu que decido, o Mantega não tem a menor hipótese de sair do meu governo --a não ser que queira."


Leia também:
_______________________________________
Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1207341-o-brasil-era-colonia-de-ferias-do-capital-especulativo-diz-mantega.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que revestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.Lembrando que vc é o único responsável pelo que disser aqui. Divirta-se!
As críticas, mais do que os afagos, são bem vindas.