quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Serra, o higienista, incorpora Cesare Lombroso


Nota do bloguinho mequetrefe:

Houaiss


Lombrosianismo
Conjunto de teorias do psicopatologista e criminologista italiano Cesare Lombroso (1835-1909), que relacionam o comportamento dos que cometem delitos com as características físicas dos criminosos e, em conseqüência, preconizam a possibilidade de um tratamento médico da criminalidade [Uma das primeiras tentativas de explicar o crime em termos não morais ou sociais.]
Roubartilhado do Gilson SampaioSerra quer usar a Frenologia para identificar potenciais criminosos




O "coiso" inovou de novo. Em entrevista à CBN - que Burburinho não perdeu - esta manhã, Serra disse: "Nós vamos combatê-la (violência), em parte, com prevenção. Temos um programa feito conjuntamente com a Fundação Casa, antiga FEBEM, para atuar nos jovens que estão dentro das escolas que ainda não entraram para o mundo do crime, mas que podem ter propensão para isso. Então nós vamos fazer com eles um trabalho preventivo que é identificar quem tem um potencial para ir para o crime ou para ir para a droga e poder fazer um trabalho de acompanhamento de monitoramento e de ajuda a esses jovens. Não são apenas medidas de segurança, são medida preventivas. Essa é a questão fundamental. No geral, vamos combater o crack de verdade."

A pergunta que se faz é como identificar "potencial para ir para o crime ou para a droga"? O cientista Miguel Nicolelis deu a resposta num comentário no blog do Nassif: "A Frenologia pode ser a salvação". Curioso, fui ao pai dos ignorantes, o Google. Na Wikipédia encontrei a pérola: "A tentativa de localizar os sentidos ou a personalidade dentro da cabeça remonta ao filósofo Aristóteles da Grécia antiga. No entanto, as primeiras tentativas cientificas de medir o formato de um crânio e tentar estabelecer uma suposta relação com o caráterforam feitas pelo médico alemão Franz Joseph Gall (1758-1828), que é considerado o fundador e pai da Frenologia."



Para quem não sabe, a Frenologia serviu de base para a Eugenia, a "seleção dos melhores para purificação da raça". Raciocínio levado ao extremo por um conhecido nosso, Adolf Hitler. Um raciocínio gerado sobre premissas falsas, como faz seu Serra, é um sofisma. Não havendo prova da premissa, de que a forma e as dimensões da cabeça estejam relacionadas a qualquer padrão de comportamento, os críticos da Frenologia argumentam que é apenas um sofisma para comportamentos racistas de certos grupos sociais.

Agora entendo bem como "o mais preparado" se perdeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que revestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.Lembrando que vc é o único responsável pelo que disser aqui. Divirta-se!
As críticas, mais do que os afagos, são bem vindas.