quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O resgate de São Paulo

40 anos de (des)governo do PSDB em São Paulo:
Já são cerca de 100 policiais assasinados somente neste ano. Bastou chover 15 minutos que para tudo: Transito, para trem, para metro, para os farois, para tudo. São Paulo já é a cidade mais cara de se viver da America Latina (a 10ª mais cara do Mundo). O povo quer mudança e Haddad aparece como uma experança. O texto é de Emir Sader:




São Paulo, uma das cidades mais extraordinárias do mundo, se tornou uma cidade triste, cinzenta, cruel, de exclusão, de discriminação, de intolerância. Tornou-se a cidade mais injusta do Brasil, pela brutal polarização entre a mais desenfreada riqueza e os maiores polos de pobreza, de miséria, de abandono do Brasil. A isso ficou reduzida nossa querida São Paulo nas mãos da sua elite e dos partidos que a representam.

A chance de seu regate é agora. Pelo desgaste das políticas da direita e pela conjunção de fatores que levou Fernando Haddad a liderar as pesquisas. Não por acaso o resgate é comandado por um ex-estudante da USP e um ex-operario metalúrgico do Abc – algumas das grandes marcas que de São Paulo, de que nos orgulhamos tanto.

São Paulo foi guindada, pelas mãos da sua direita, à condição de uma cidade que renega o que ela tem de melhor. Renega a diversidade, renega os movimentos sociais, renega os trabalhadores nordestinos – que construíram, com suas mãos e seu sofrimento, a riqueza de São Paulo -, renega a cultura, renega sua relação com o Brasil, renega o seu povo.

Uma São Paulo que virou as costas para o outros estados, virou as costas para Brasil. Uma São Paulo que tentaram manter à margem do maior processo de democratização econômica e social que o país já viveu. À margem do reconhecimento e extensão dos direitos básicos a todos os cidadãos brasileiros, antes marginalizados pelos governantes, especialmente no governo tucano acentuou a desigualdade, a miséria e a pobreza no Brasil.

Ao invés de “locomotiva da nação”, como apregoa a velha elite paulista, tornou-se objeto de vergonha nacional – pela miséria, pela discriminação, pelo racismo, pela violência policial e dos grupos extermínio, pela decadência de seus sistemas de educação e de saúde pública, entre tantas outras vergonhas.

Agora chegou a hora do resgate de São Paulo. Chegou a hora de colocar São Paulo no mesmo processo que tem feito o Brasil avançar, pela primeira vez, na superação da sua maior chaga – o de ser o pais mais desigual do continente mais desigual do mundo.

Chegou a hora, as condições estão dadas, se juntam as prementes
necessidades com as excelentes perspectivas. Vamos, todos ao resgate de São Paulo. Essa cidade carece e merece esse resgate. O povo paulistano necessita. O Brasil precisa de uma São Paulo justa, humana, solidária. Vamos ganhar para realizar, juntos o resgate de São Paulo.


Postado por Emir Sader às 08:34

Um comentário:

  1. 40 anos....Não me lembrava que a Marta e Erundina eram do PSDB.
    A vergonha nacional foi a primeira colocada no ENEN
    A unica cidade a cuidar da poluição dos automoveis, a unica sem outdoor e camelos na rua!
    38% das 100 maiores empresas privadas de capital nacional
    63% dos grupos internacionais instalados no Brasil
    17 dos 20 maiores bancos
    8 das 10 maiores corretoras de valores
    31 das 50 maiores seguradoras
    Aproximadamente 100 das 200 empresas de tecnologias
    BOVESPA – a maior bolsa de valores da América do Sul
    Bolsa de Mercadoria e Futuros - BM&F, a sexta maior do mundo em volume de negócios
    Hospital das Clínicas, o maior e mais renomado complexo hospitalar da América Latina
    O maior shopping center da América Latina – o Centro Comercial Aricanduva, com 500 lojas
    Dos 7 portais de Internet mais conhecidos, 6 estão baseados em São Paulo
    1.769 estabelecimentos de saúde, 40 hospitais públicos, 61 hospitais particulares, 24.957 leitos hospitalares, 99 bases móveis da Polícia Militar, 93 distritos policiais, 04 postos do Poupatempo, 146 faculdades, 26 universidades
    22 Centros de Educação Tecnológicas
    A maior Parada do Orgulho GLBT do mundo
    A Corrida de São Silvestre, que atrai em média 15 mil corredores de todo o mundo de cerca de 20 países.
    160 teatros
    110 museus
    260 salas em 55 cinemas
    280 salas de teatro (600 espetáculos teatrais em média por ano)
    40 centros culturais
    64 parques e áreas verdes
    7 parques temáticos (na Grande São Paulo)
    7 grandes casas de espetáculos
    294 salas para shows e concertos
    mil academias de ginástica
    2 iate clubes
    12 clubes de golfe
    7 estádios de futebol
    1 autódromo internacional

    Vamos ver oq mudará nesses numeros após o RESGATE! Nos vemos daqui 4 anos

    ResponderExcluir

Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que revestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.Lembrando que vc é o único responsável pelo que disser aqui. Divirta-se!
As críticas, mais do que os afagos, são bem vindas.