quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O BRASIL DA ERA LULA-DILMA QUE A MIDIA NAO MOSTRA E TENTA ESCONDER DE VC

Todos os dias a população brasileira é bombardeada por noticias pessimistas da grande mídia a cerca da situação atual da economia brasileira. Alguns jornalistas chegam a dizeer que Lula-Dilma e o PT tem o projeto falido e ultrapassado que estaria a levar o Brasil a total desgraça econômica.

Sabemos que a mídia brasileira é uma mídia privada que esta nas mãos de um pequeno grupo - na verdade 6 grandes famílias -  que desde a ditadura militar monopolizou nossa Tv, Radio e jornais e só publicam aquilo que convém a seus interesses de classe.

Pensando nisso decidi postar este pequeno resumo de estudos sociais e economicos para tentar analisar se essas 6 famílias tem alguma razão. segue:





Uma das coisas que sempre ouço por ai é que o PT e Lula nao fez nenhuma politica nova e sim apenas copiou e deu continuidade as politicas dos governos anteriores. Voce também ja deve ter ouvido isso? E voce também ja deve ter ouvido falar que durante a ditadura militar a economia do Brasil passou por milagres econômicos e as coisas iam bem nao ouviu? O gráfico abaixo mostra muito bem como que tal afirmação é uma falacia, uma mentira propagada pela velha mídia. O grafico demonstra claramente que foi justo no governo dos militares que as dsigualdades sociais mais aumentaram e somente após a chegada de Lula ao poder que ela começou a diminuir consideravelmente, vejam o gráfico:





Com a diminuição das desigualdades, diminuiu também, e muito, a pobreza e muitos brasileiros subiram para a classe C, vejam:





Não foram só os pobres que melhoraram de vida, os mais ricos também tiveram uma boa melhora, nao se pode negar isso, mas o fato é que enquanto os mais ricos melhoraram um pouco, os mais pobres melhoraram muito mais, repare que os mais pobres melhoraram muito mais que os mais ricos, vejam?








Mais detalhes, veja:





Durante a era Lula, a geração de emprego formal, isto é, com carteira assinada e com os direitos trabalhistas respeitado, teve um enorme aumento vejam:



Veja como que a renda deslocou:



































































































































Confirmando as melhoras sociais e economicas, repare que o acesso a computadores e a internet também aumentou, vejam:















Aumentou também o acesso a rede de esgoto, vejam:











O pobre também começou a consumir produtos que antes era de exclusividade das classes mais abastadas, produtos como maquinas de lavar, vejam:

































__________________________________________________________
Fonte:

http://www.cps.fgv.br/ibrecps/ncm2010/NCM_Pesquisa_FORMATADA.pdf


http://www.cps.fgv.br/ibrecps/M3/M3_ANovaClasseMedia_Port_2.pdf

EM SLIDES:
http://www.cps.fgv.br/ibrecps/ncm2010/NCM_Apresenta%C3%A7%C3%A3o_fim.pdf

EM VIDEOS:
http://www.cps.fgv.br/ibrecps/ncm2010/Videos.htm

AGRADECIMENTOS:
Ao brilhante economista e pesquisador, Marcelo Neri da Fundação Getulio Vargas e ao Nucleo de Estudos Sociais da FGV, parabéns pelo brilhante trabalho.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que revestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.Lembrando que vc é o único responsável pelo que disser aqui. Divirta-se!
As críticas, mais do que os afagos, são bem vindas.