quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Dirceu e o Supremo Jiló


Lula mudou muita coisa no país, alem da redução das desigualdades sociais e economicas, esta prestes a inaugurar tbm a redução das desigualdades entre os presidiarios. Antes de Lula, cadeia era somente para PPP (3Ps), pretos, pobres e putas, agora virou PPPP(4 Ps), pretos, pobres, putas e ptistas. Judiciario classista é isso e o Brasil segue sendo não o pais da impunidade, mas o país da punidade seletiva. Cadeia pros PPPPs.


O PT não pode reclamar. Pensou que poderia se apossar das práticas da direita sem nenhum ônus, depois de condená-las por décadas




18/09/2012  Roberto Malvezzi (Gogó) via Brasil de Fato


O Ministro Ayres Britto é um nordestino de Propriá, Sergipe. Na sua região de origem é considerado um homem íntegro, ligado às causas justas, inclusive por pessoas ligadas aos movimentos sociais de igreja.

Não foi sempre assim. Seu pai foi um coronel sergipano, mas ele percorreu outros caminhos. Por isso, ao condenar alguns réus do mensalão, afirmou em outras palavras que ficava com um “um gosto de jiló na garganta”. Mas, o Ministro acha que cumpriu seu dever e condenou os réus por ver nos autos provas reais contra os acusados.

O PT não pode reclamar. Pensou que poderia se apossar das práticas da direita sem nenhum ônus, depois de condená-las por décadas, elegendo-se como o defensor da ética republicana brasileira. Ao se apossar das práticas incrustadas em qualquer lugar desse país, entrou na seara alheia, no território das elites, por isso foi execrado. O recado é claro: corrupção pública só para as elites. Que o PT fique no seu lugar.

O supremo jiló no qual o PT se meteu não poderia dar outro resultado. Traiu suas bases, dirigiu críticas aos igrejeiros, puristas, ingênuos e meteu a mão na cumbuca. Macaco novo, caiu na cilada onde não caem os macacos velhos. Essa é a dimensão política do mensalão, isto é, o julgamento é seletivo ao bloco partidário aliado ao PT.

Dirceu recebe um ódio específico de grande parte da mídia brasileira. Ele é considerado o mentor da guinada, da necessidade de andar mais pelo centro, de lidar com os métodos da direita, desde que o poder fosse conquistado. Eles o querem na cadeia, senão, no lixo da desmoralização. Por isso, toda pressão midiática para que seja efetivamente condenado.

Nem no auge da crise do mensalão esse tipo de denúncia mexeu nos resultados eleitorais. O povo aqui pelo sertão fazia um discernimento pragmático: “todos roubam. Ao menos o Lula pensou em nós”.

Até agora o PT não perdeu eleição por razões éticas. As razões pragmáticas do povo como comida, água e energia são mais decisivas. Mas, como um equilibrista, o PT parece dançar na boca do abismo.



OBS: No falecimento de D. José Rodrigues, bispo de Juazeiro que acolhia Lula em sua casa nos tempos duros do início petista, o PT não mandou sequer uma nota. Lula entrou no semiárido pelas portas de Juazeiro, pelas portas de D. José Rodrigues. Ele deve se lembrar da camisa que D. José lhe emprestou quando não tinha outra para fazer um comício pelo sertão. Portanto, a ética do PT mudou muito mais que simples adesão às práticas históricas do poder brasileiro.

Roberto Malvezzi (Gogó) é assessor da Comissão Pastoral da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que revestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.Lembrando que vc é o único responsável pelo que disser aqui. Divirta-se!
As críticas, mais do que os afagos, são bem vindas.