sábado, 11 de agosto de 2012

KARL MARX ERA CONTRA A PROPRIEDADE? O COMUNISMO É CONTRA A PROPRIEDADE?


KARL MARX ERA CONTRA A PROPRIEDADE? O COMUNISMO É CONTRA A PROPRIEDADE?

por Marivalton Rissatto, Sábado, 11 de Agosto de 2012 às 12:12 · para o Facebook


Engels, no momento do funeral do amigo Marx disse que ali estava sendo sepultado o homem mais invejado e caluniado de todos os tempos. De fato é verdade, quem nunca ouviu falar que Marx era um ladrão que pregava contra a propriedade privada?

Mas de onde saiu isso, sera que de fato Marx era contra a propriedade privada?

A verdade é que Marx nao era contra a propriedade privada adquirida honestamente através do suor e do trabalho, Marx era contra a propriedade adquirida de forma injusta e desonesta, ele era contra o roubo, contra a espoliação que os burgueses na época vinham cometendo.

 Os burgueses da época de Marx não trabalhavam, mas por serem amigos dos poderosos, recebiam vastas quantias de terras através de documentos criados por eles mesmos que legitimavam toda a usurpação. Enquanto isso a grande massa dos trabalhadores, que se matavam de trabalhar em jornadas de mais de 14 hrs, não tinham sequer um pequeno pedaço de chão para plantar.
Contra toda esta injustiça, dirá Marx:
‎"A Revolução Francesa, por exemplo, aboliu a propriedade feudal em proveito da propriedade burguesa. O que caracteriza o comunismo não é a abolição da propriedade geral, mas a abolição da propriedade burguesa. Ora, a propriedade privada atual, a propriedade burguesa, é a última e mais perfeita expressão do modo de produção e de apropriação baseado nos antagonismos de classes, na exploração de uns pelos outros. Neste sentido, os comunistas podem resumir sua teoria nesta fórmula única: a abolição da propriedade privada. Censuram-nos, a nós comunistas, o querer abolir a propriedade pessoalmente adquirida, fruto do trabalho do indivíduo, propriedade que se declara ser base de toda liberdade, de toda atividade, de toda independência individual. A propriedade pessoal, fruto do trabalho e do mérito! Pretende-se falar da propriedade do pequeno burguês, do pequeno camponês, forma de propriedade anterior à propriedade burguesa? Não precisamos aboli-la, porque o progresso da indústria já a aboliu e continua a aboli-la diariamente.[...]Horrorizai-vos porque queremos abolir a propriedade privada. Mas em vossa sociedade a propriedade privada está abolida para nove décimos de seus membros. E é precisamente porque não existe para estes nove décimos que ela existe para vós. Acusai-nos, portanto, de querer abolir uma forma de propriedade que só pode existir com a condição de privar a imensa maioria da sociedade de toda propriedade.Em resumo, acusai-nos de querer abolir vossa propriedade. De fato, é isso que queremos. Desde o momento em que o trabalho não mais pode ser convertido em capital, em dinheiro, em renda da terra, numa palavra, em poder social capaz de ser monopolizado, isto é, desde o momento em que a propriedade individual não possa mais converter-se em propriedade burguesa declarais que a individualidade está suprimida. Confessais, pois, que quando falais do indivíduo, quereis referir-vos unicamente ao burguês, ao proprietário burguês. E este indivíduo, sem dúvida, deve ser suprimido. O comunismo não retira a ninguém o poder de apropriar-se de sua parte dos produtos sociais, apenas suprime o poder de escravizar o trabalho de outrem por meio dessa apropriação." - Karl Marx, Part 02, 1848.

Podemos ver claramente que Marx não era contra a propriedade, desde que honestamente adquirida e sendo fruto de seu suor e trabalho.

Mas e hoje em dia, como as coisas estão, vivemos em uma realidade muito diferente da vivida por Marx?

A verdade é que vivemos em um pais de tamanho continental, o Brasil é enorme, possui muita terra, porém é um pais onde a grande maioria da massa trabalhadora não tem sequer sua casa própria, muito tem casa, mas não sequer um quintal para plantar uma pé de alface.

O Brasil é um país onde a grande maioria das terras e propriedade estão acumuladas nas mãos de uma pequena elite burguesa, mas quem lhes concedeu este direito?

Dizem que no sul, la pro lado do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande, existem mais escrituras do que terras. A maioria das terras no Brasil foram griladas, documentos foram falsificados e ninguém nunca condenou tal crime.

Até quando iremos aceitar todo este cenário de injustiça que somente compromete os avanços de nossa nação. Repare que enquanto países desenvolvidos como Japão, Noruega, EUA, etc utilizam mais de 70% de suas terras produtivas, no Brasil apenas 15% das terras produtivas estão sendo utilizadas, o resto, 85% das terras produtivas estão la paradas, servindo apenas pra especulação, não produzem nada, seus donos as deixam paradas esperando a valorização para depois vende-las. Eles não produzem nada e impedem que os trabalhadores as utilizem para produzir.

Soube que o Brasil irá começar a importar feijão da China, é isso mesmo, o Brasil com todas estas terras vai importar feijão, olha que absurdo.



*----------
Marivalton Rissatto é graduando em sociologia pela UMESP, formado em Metodologia cientifica pela Universidade Metodista de São Paulo com atualização em ciências e saber pela Fundação Getulio Vargas. Formado em Direitos Humanos pelo Senasp(2010) estudioso do marxismo teorico, segue a linha dos professores JP Netto, Emir Sader e Leandro Konder. É admirador do trabalho de Noam Chomsky e Eric Hobsbawm

3 comentários:

  1. Um cidadão que tem terras e não produz, pelo contrário, espera um momento oportuno para poder especular, para poder vender, deveria ser enterrado vivo e de ponta cabeça para que possa engoli-la, pois não é justo, ou é?

    ResponderExcluir

Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que revestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.Lembrando que vc é o único responsável pelo que disser aqui. Divirta-se!
As críticas, mais do que os afagos, são bem vindas.