quarta-feira, 22 de agosto de 2012

EMIR SADER: Assange e os sinais dos tempos

É impressionante como que a nossa mídia vassala se comporta nesses momentos.
Fico imaginando o que nossos jornalhões (Foia, Estadinho, inVeja, rede BOBO, etc) estariam dizendo se fosse um jornalista americano que estivesse sendo perseguido por governos como o de Cuba ou o da Venezuela. O jornalista Assange a tempos vem sendo perseguido pelo governo americano. Primeiro veiio aquele ridículo boicote onde empresas de cartão de crédito suspenderam as doações que pessoas livres faziam por vontade própria ao Wikileaks, depois veio a acusação absurda de estupro (obvio que foi invenção para servir de pretexto e coagir Assange). A nossa mídia deveria estar todos os dias protestando contra esta perseguição covarde a Assange, mas não, ela prefere se calar, demonstrando claramente que é uma vassala e pau mandada do governo de Washington. Os EUA podem pintar e bordar e a nossa velha mídia nada dirá. Quanta mediocridade meu zeus!
O texto que segue é do cientista politico e professor da UERJ, Emir Sader, segue:


Por Emir Sader, no sítio Carta Maior:


A crise diplomática gerada pela aceitação do asilo de Julian Assange pelo Equador reflete as novas condições do mundo contemporâneo. Em primeiro lugar, porque as mídias alternativas conseguiram grande vitória sobre o segredo diplomático das grandes potências, logrando colocar à disposição da opinião pública mundial mais de 5 mil documentos até ali considerados secretos.


Em segundo lugar, porque ao tentar fazer recair sobre o principal responsável por essa divulgação, Julian Assange, o peso da repressão e da censura, se viram às voltas com a solidariedade do governo do Equador, dos governos latino-americanos e de várias outras forças da própria Europa. Não puderam evitar, apesar das bravatas do governo britânico, o asilo de Assange na Embaixada do Equador e ainda tem que sofrer a campanha de protestos pela sua atitude e a favor do salvo-conduto que Assange necessita para seguir para o Equador.

Em terceiro lugar, um país progressista latinoamericano não apenas peitou o governo britânico, como aparece como território de abrigo de alguém que passou a representar a liberdade de expressão no mundo, enquanto que a Grã Bretanha aparece como seu perseguidor.

Em quarto lugar, a Grã Bretanha, com a atitude do seu governo, já é e continuará sendo objeto de campanhas no seu próprio país e em vários outros países do mundo, pela liberdade de Assange e contra a atitude do governo britânico.

Ao tomar a atitude que toma, o governo da Grã Bretanha faz uma aposta muito perigosa: a de ter que suportar, por tanto tempo quanto pretenda retardar o salvo-conduto para Assange, campanhas mundiais contra sua posição e a favor de Assange.

Se juridicamente o governo britânico pode retardar por um tempo indefinido a saída de Assange da embaixada equatoriano na direção do país que lhe concedeu asilo, a questão será decidida pelo grau de desgaste que a Grã Bretanha está disposta a sofrer por essas campanhas. Ela pode sustá-las concedendo de imediato o salvo-conduto a Assange ou ter que finalmente concedê-lo, quando esse desgaste já tenha se dado por um tempo mais ou menos longo.

Seja qual for o desfecho da situação, a Grã Bretanha – e, com ela, os EUA - saem perdedores, enquanto o Equador, a América Latina e Assange, sairão vencedores. Porque representam a liberdade de expressão, as formas alternativas de mídia, a ruptura de mecanismos  de diplomacia secreta.

Sinais de que os tempos mudaram no mundo. E, neste caso, para melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que revestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.Lembrando que vc é o único responsável pelo que disser aqui. Divirta-se!
As críticas, mais do que os afagos, são bem vindas.