sábado, 21 de julho de 2012

Henry Ford e o Nazismo

Ficheiro:1920 International Jew reprint from Dearborn Independent.jpg
Primeira página do livro
Autor (es)Henry Ford
País Estados Unidos
Lançamento1920


O Judeu Internacional


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Judeu Internacional (em inglês: The international jew) é um livro do empresário estadounidense Henry Ford publicado pela primeira vez em 1920, que teve grande influência na expansão mundial do antissemitismo e em particular, na formação da ideologianazista.


O livro foi publicado em 1920, sob o título completo de The international jew: the world's foremost problem (O Judeu Internacional: o primeiro problema do mundo), por The Dearborn Independent, um jornal antissemita de direita dirigido pelo secretário privado de Ford, Ernest G. Liebold.O jornal havia publicado também e difundido amplamente nos Estados Unidos, Os Protocolos dos Sábios de Sião.


O Judeu Internacional é um extenso livro publicado em quatro volumes, traduzido em seis idiomas, entre eles o alemão.[1]O livro teve uma grande aceitação e foi amplamente distribuído entre os nazis da Alemanha, em especial a Adolf Hitler, que utilizou como uma de suas fontes para escrever Mein Kampf, onde cita textualmente partes do livro de Ford, sendo Ford o único americano citado por Hitler em sua obra.
 

Aparentemente, Ford não escreveu pessoalmente o livro.As denúncias por difamação e os julgamentos por parte da comunidade judia obrigaram a encerrar The Independent em 1927.Ford foi condecorado pela Alemanha Nazista, recebendo a Grande Cruz da Águia Alemã, a maior condecoração que podia receber um estrangeiro.[2]


Depois da entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, em 1942, Ford tentou deter a distribuição do livro, no entanto, continuou a ser divulgado até hoje.[3]
Referências


-------------------------------------------------------------

REFERENCIAS:
Ford, Henry. The international jew: the world's foremost problem. [S.l.]: Kessinger Publishing., 2003. 61 p. ISBN 0-7661-7829-3
Farber, David R.. Sloan Rules: Alfred P. Sloan and the Triumph of General Motors. [S.l.]: University of Chicago Press, 2002. 228 p.ISBN 0-226-23804-0
Lewis, David I.. The Public Image of Henry Ford: An American Folk Hero and His Company. [S.l.]: Wayne State University Press, 1976. 146–154 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que revestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.Lembrando que vc é o único responsável pelo que disser aqui. Divirta-se!
As críticas, mais do que os afagos, são bem vindas.