terça-feira, 1 de maio de 2012

TARCILA DO AMARAL: UMA ARTISTA COMUNISTA DENUNCIANDO A EXPLORAÇAO CAPITALISTA DO TRABALHO




Operários de Tarsila do Amaral (1886 – 1973). Integrou junto com Oswald de Andrade o movimento antropofágico, que tinha como princípio devorar a produção artística e cultural européia e ressignificá-la ao modo brasileiro. O quadro Operários foi pintado em um momento em que Tarsila esteve ligada politicamente ao comunismo. No início dos anos 30 Tarsila esteve na União Soviética e participou de reuniões do Partido Comunista Brasileiro. Nesta época, a política e a temática do trabalho fizeram-se presentes em duas de suas obras: Operários e Segunda Classe (1933).








Ambas as telas ilustram o momento politico e social brasileiro do início dos anos 30: industrialização, migração de trabalhadores, consolidação do capitalismo industrial e de uma classe de trabalhadores marginalizada e explorada.
Temas relevantes
O país passa no início dos anos 30 por profundas mudanças políticas, econômicas e sociais. O Brasil deixa neste momento de ser um país meramente agro-exportador, dominado politicamente por sua aristocracia rural, e consolida gradualmente seu projeto de industrialização. Os recursos naturais, os investimentos públicos e privados e o trabalho são organizados para atender a este processo, transformando significativamente a vida nas metrópoles. São construídas fábricas às centenas, e milhares de migrantes se deslocam do interior do país rumo as cidades industrializadas, especialmente São Paulo e Rio de Janeiro.

O governo de Getúlio Vargas assume o compromisso na época de garantir a consolidação do projeto industrial brasileiro, construindo gradualmente as condições para a o crescimento de um capitalismo de caráter nacionalista.

Aumenta significativamente a classe de operários urbanos, que trabalham nas fábricas em péssimas condições. A exploração do trabalho e a falta de perspectiva dos trabalhadores faz com que aumentem o número de greves e lutas por direitos. Isso exige do governo a criação de uma política de constante repressão aos seus movimentos organizados e de ataque a grupos de orientação socialista ou anarquista.


No decorrer da década de 30, os sindicatos passam a ser controlados pelo governo, os partidos de esquerda caem na ilegalidade e centenas de militantes socialistas, comnistas e anarquistas que lutavam por melhorias trabalhistas e respeito são presos, mortos ou exilados.

Na mesma década o governo regulamenta as leis trabalhistas, organizando a produção capitalista e ajudando a conter a insatisfação dos trabalhadores, expostos a situações de trabalho em geral degradantes.


O quadro de Tarsila do Amaral é um retrato do conjunto de operários das fábricas brasileiras. Os rostos sobrepostos remetem à massificação do trabalho e às condições de vidas nas cidades. Estão representadas diversas etnias, fazendo referência à migração de diferentes locais do Brasil e do mundo para as metrópoles. A expressão dos operários representados é de tristeza, indiferença, cansaço. Representam as péssimas condições de trabalho a que estão submetidos, e a falta de perspectivas que predomina no contexto de opressão da chamada “Era Vargas”. O quadro, juntamente com “Segunda Classe”, é uma expressão do crescimento capitalista no Brasil e do preço pago pelos trabalhadores para que seu êxito fosse garantido.
Ficha técnica:
Nome da Obra: Operários E Segunda Classe
Autora: Tarsila do Amaral
Técnica: Oléo Tela
Ano: 1933

2 comentários:

  1. Estou preparando uma conferência para a Academia Colombiana de História e, precisando de algo sugestivo para ilustrar um dos temas que vou desenvolver - minha dissertação de mestrado sobre o movimento operário brasileiro dos anos 30 - pensei em Tarsila do Amaral e encontrei o que queria, graças ao seu post.
    Muito obrigado!
    Jaime de Almeida
    UnB

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz em poder te ajudar Jaime

    ResponderExcluir

Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que revestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.Lembrando que vc é o único responsável pelo que disser aqui. Divirta-se!
As críticas, mais do que os afagos, são bem vindas.