terça-feira, 22 de novembro de 2011

23 coisas que eles não falam para vocês sobre o capitalismo

23 coisas que eles não falam para vocês sobre o capitalismo





Meus amigos mais proximos já sabem o quanto sou revoltado com este atual modelo neoliberal selvagem e terrorista covardemente/tendenciosamente maquiado e apresentado com o nome de  capitalismo.


Resolvi postar hoje um texto anteriormente postado pelo Emi Sader com alguns comentários de minha autoria, vamos lá?

 O número poderia ser infinito, mas para começo de conversa, o autor – Ha-Joong Chan, sul-coreano, que trabalha em Cambridge – seleciona 23. (23 things they don’t tell yu about capitalism", Penguin Books, Londres, 2011).

Obs: Vc também pode acrescentar as suas hehe, mas as dele são:

1. Não há isso que chamam de livre comércio, vai por mim mermão, não há mesmo.

2. As empresas não deveriam ser dirigidas em função do interesse dos seus donos  (pois sao interesses individualistas e nao coletivistas não visando portanto o bem comum, mas sim o dominio do mercado por um único magnata).

3. Muita gente nos países ricos é paga acima do que deveria (vc nunca se perguntou prq um magnata que nunca pegou no batente como o Eike Batista merece ganhar 1 bilhão de vezes mais do que vc que se mata de trabalhar arduamente todos os dias e nem a sua casa própria conseguiu adquirir?).

4. As máquinas de lavar mudaram o mundo mais do que a internet (se não entendeu a ironia, sugiro que leia novamente hehe).

5. Assuma o pior sobre o povo e você vai obter o pior.

6. Maior estabilidade macroeconômica não fez a economia mundial mais estável.

7. As políticas de livre comércio raramente tornam ricos os países pobres (vc poderia me citar um pais que abriu seu mercado e não se fudeu como o Chile, Argentina, Inglaterra e Espanha acabaram se fudendo?).

8. O capital tem uma nacionalidade (ou melhor, um grupo familiar, ou seja, os detentores da verdadeira genesis das riquezas atuais como a usura, petroleo, ouro, heroina e otras cositas mas).

9. Nós não vivemos numa era pós-industrial (na verdade não mais que 20% das nações estao eficientemente industrializadas, nos por exemplo sequer fabricamos nosso açõ ou aluminio apesar de termos um dos maiore estoques de minerios valiosos como a bauxita que é a materia prima do aluminio) .

10. Os EUA não têm o mais alto nível de vida do mundo (grande parte da população americana estao na fila do sopão esperando pra comer da sopa feita com macarrão doado por Cuba de Fidel e pela Venezuela de Chaves, muitos estão apodrecendo em casa na cama  com cancer esperando a morte prq nos EUA não existe sistema único de saude como aqui no Brasil ou em Cuba).

11. A África não está condenada ao subdesenvolvimento (ela sempre foi rica, o problema é que os paises "pobres" a exploram para se manterem "ricas" como os EUA, Alemanha, Israel, Ingleterra, e Japão ou de onde vc acha que vem a riqueza de ilhas como o Japao que nem terra para produzir arroz tem?.

12. Os governos podem punir os vencedores.

13. Tornando os ricos mais ricos não se torna os outros ricos (quanto mais rico o Eike Batista ficar, mais pobres o povo explorado por ele se torna, pois alem de estarem entregando sua saude em minas de exploração de minerios, tbm entregam a sua alma).

14. Os executivos norteamericanos são pagos em excesso.

15. As pessoas nos países pobres são mais empreendedoras do que nos países ricos (hehe de fato há mais camelos e vendedores de hot dogs no Brasil do que nos EUA não é mesmo?).

16. Mais educação, por si só, não faz um país mais rico (pois do que adianta um povo estudado mas parado e nao produzindo pois esta na fila a anos esperando uma vaga no mercado de trabalho? Alguém ja viu desempregado mesmo que estudioso gerar valor?).

17. O que é bom para a General Motors não é necessariamente bom para os EUA (huaahuah quem tem acompanhado as noticias sobre a crise americana sabe muito bem disso, sabe inclusive que a tempos atrás o governo se endividou para salvar a GM e agora todos estao pagando por este endividamente publico, menos os magnatas donos da GM).

18. Não somos suficientemente tontos para deixar as coisas para o mercado (acho que a essas alturas vc ja descobriu que vc so tem valor se vc estiver consumindo, mas se vc ainda nao descobriu, experimente ir a algumas lojas e quando o vendedor lhe perguntar o que vc irá levar hj, responda que esta com seu nome sujo, desempregado e hj  so veio para olhar e nao para levar heehheh adoro fazer isso).

19. Apesar do fim do comunismo, nós ainda vivemos em economias planificadas (exato, alias os paises onde o estado controla a economia apontam como os paises onde as pessoas vivem melhor, quer um exemplo? Noruega serve? Ela ao passo que encabeça o ranking de IDH (indice de qualidade de vida do povo) ela encabeça tbm  a lista de paises onde o estado mais controla a economia, coincidencia meu caro James Bond?).

20. A igualdade de oportunidades pode não ser justa.

21. Governo forte torna as pessoas mais abertas para as transformações.

22. O mercado financeiro precisa se tornar menos e não mais eficiente (quanto mais forte um banco é, mais ele irá te explorar, quer um exemplo? Vá ao Santander e pergunte quanto eles irão te cobrar para financiar a sua casa propria e depois vá a um banco cooperativo ou um banco popular como a nossa Caixa Federal).

23. Uma boa política econômica não necessita de bons economistas ( de boa velhinho, sabe o que os economistas aprendem na academia? A enriquecer empresas e não a enriquecer os povos).

                                                                                                              

OBS: Texto original postado por Emir Sader em seu blog pessoal às 08:51 do dia 08/11/2011 mas os comentários que estão entre parentes e a formatação no presente texto são de minha autoria, portanto fiquem a vontade para me criticar ehheehe.
Dica: Conheça as obras de  Emir Sder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que revestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.Lembrando que vc é o único responsável pelo que disser aqui. Divirta-se!
As críticas, mais do que os afagos, são bem vindas.