sábado, 6 de agosto de 2011

O Perigoso “Deus das lacunas”

Todos os seres humanos são formados da mesma matéria, portanto iguais e em qualquer lugar iremos encontrar pessoas muito inteligentes, pessoas com as mais variadas aptidões intelectuais e muitas delas com o talento especial – o de questionar o mundo que o rodeia. Algumas destas pessoas irão se apaixonar pela ciência, mas infelizmente nem todas terão a sua paixão correspondida. Segundo recentes estudos 95% dos americanos são “analfabetos cientistas” Temos notado que praticamente todas as gerações têm sempre se preocupado com a decadência do sistema educacional. 
Um texto antigo datado na Suméria (4.000 anos atrás), traz um triste lamento sobre o desastre de que os jovens sejam mais ignorantes que a geração imediatamente precedente. 
Faz 2.400 anos, que o filosofo grego Platão deu sua definição de analfabetismo científico:


“O homem que não pudesse discernir o 1 nem o 2 nem o 3 nem em geral os pares e os ímpares, ou o que não soubesse nada de contar, ou quem não fora capaz de medir o dia e a noite ou carecesse de experiência a respeito das revoluções da Lua ou do Sol ou de outros astros... O que terá que dizer que é mister que aprendam os homens livres em cada matéria é todo aquilo que aprende no Egito junto com as letras a inumerável grei dos meninos. Em primeiro lugar, por isso touca ao cálculo, inventaram-se uns singelos procedimentos para que os meninos aprendam jogando e a gosto... Eu... quando em tempos me inteirei tardiamente do que nos ocorre em relação com isso, fiquei muito impressionado, e então me pareceu que aquilo não era coisa humana, a não ser própria, mas bem de bestas porcinas, e senti vergonha não só por mim mesmo, mas também em nome dos helenos todos.” – PLATÃO, LIVRO VII, Das Leis.
9 jul 
Marivalton
Não podemos saber até que ponto que a ignorada cientifica contribuiu para a queda de Atenas, mas podemos saber que o analfabetismo científico é hoje muito mais perigoso do que talvez possa ter sido em qualquer outra época.
O fato das pessoas ainda mantenham a sua ignorância sobre assuntos importantes como o aquecimento global, a redução do ozônio, a contaminação do ar, os resíduos tóxicos e radiativos, a chuva ácida, a erosão do chão, o desmatamento, o crescimento descontrolado e desproporcional da população, tem somente auxiliado para o aumento dos problemas.
Como podemos tomar escolhas políticas corretas, ou inclusive tomar decisões inteligentes em nossas próprias vidas - se não se não compreendemos os os reais fatores que os motivam?


Há 2.500 anos Hipocrates, que é tido como “O Pai da medicina”, dizia:


“Os homens acreditam que a epilepsia é divina, meramente porque não a podem entender. Mas se chamasse divino a tudo o que não podem entender, haveria uma infinidade de coisas divinas.”


Nos, seres humanos, somos por natureza, seres questionadores, e necessitamos de respostas a tudo, mas geralmente quando não podemos responder algo, ao invés de assumirmos que somos ignorantes, costumamos apelar para as falsas respostas desprovidas de qualquer evidencia empírica.
Certa vez observei a resposta dada por uma senhora a sua filha, a filha havia lhe perguntado por que a grama era verde, e a mãe respondeu: “Por que deus fez assim, ou você queria que a grama fosse vermelha com bolinhas brancas?”
Nota-se que a mãe ao não ter as respostas corretas, recorre a uma explicação sobrenatural, além de ridicularizar a criança, que somente estava pondo em pratica a sua natureza questionadora. Obviamente que a grama não é verde por que deus fez assim, ela é verde devido a clorofila, mas o que a mãe fez é justamente o que a maioria das pessoas fazem no dia a dia.
9 jul 
Marivalton
Quem criou o universo? – Não sabemos – então logo foi deus, e quem criou a vida na terra – Não sabemos – Então logo foi deus. E quem curou o câncer da minha tia? – Não sabemos – então logo foi deus. Este é o comportamento que nos seres humanos temos tomado ao longo de nossa historia, e é a isto que damos o nome de “Deus das lacunas”. Há tempos deus vem sendo usado para preencher as lacunas do conhecimento humano, e a anos este deus tem sido morto a cada passo da evolução do conhecimento cientifico. Assim como os antigos gregos acreditavam que a epilepsia era divina, os hebreus acreditavam que o arcos-iria também eram e ainda hoje este método é usado para explicar cosias que a nossa ciência ainda não conseguiu descobrir, um bom exemplo é o constante uso de explicações teológicas para explicar o surgimento da vida na terra.
Mas assim como os gregos e os hebreus fizeram antigamente, nos não estamos fazendo hoje?
Muitos religiosos tem defendido que deve se ler Genesis nas escolas nas aulas de biologia junto das teorias de Darwim, pois segundo eles, a ciência não sabe como surgiu a vida na terra. Mas se fizéssemos isso não iríamos cometer os mesmos riscos que a antiga Atenas, da época de Platão, cometeu?


------------------------------------------------------------------------------------------
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:
-CHAUI, Marilena, Convite a filosofia, Editora Atica, São Paulo, 2000.
-SAGAN, Carl, O Mundo assombrado pelos demônios - a ciência vista como uma vela no escuro, Editora Planeta, 2000.
-A obra de Hipocrates, acessado em 09 de julho de 2011 no endereço:
http: //www . intratext .com/Catalogo/ Autori/Aut1395. htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que revestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.Lembrando que vc é o único responsável pelo que disser aqui. Divirta-se!
As críticas, mais do que os afagos, são bem vindas.