segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Hoje é a Libia e o seu petróleo, mas e amanha?





Na Líbia tem 2.335 tribos. Destas, cerca de 2.000 mantêm-se fiéis a Kadaffi, ou seja, é um golpe de uma minoria...Um golpe militar patrocinado pelos EUA e a maldita OTAN contra Kadaffi.

Mas a TV nao irá contar isso pra vc e vc sequer entende o que esta ocorrendo na Libia, pois zé porveta nao entente (e nem quer entender) de politica. Só que pare e pense, hj é com a Libia, pois hj estao atras do petróleo, amanha estarão atras de agua doce, e amanha nao sera mais a LIbia e sim nós (o Brasil).

Enquanto o regime policial sírio (que forma uma ditadura hereditária violenta e corrupta da família alauíta el-Assad), e que bem pouco favoreceu toda a população do país, e que persegue os curdos do norte sírio, vem merecendo bem poucos comentários, todos se preocupam com Khadafi, que, bem ou mal, construiu a Líbia moderna. 

 Quando Khadafi tomou o poder, derrubando o rei Idriss I, a Líbia pouco mais era que uma coalizão de tribos de beduínos, espalhadas pelo deserto, sob o comando da confraria senussita, de que o rei era o chefe, e algumas poucas populações urbanas em Trípoli, Bengazi e outras cidades litorâneas. O poder de fato, na Líbia de então, era do truste do petróleo, nas mãos das companhias exploradoras ocidentais. 

Exploradoras em todos os sentidos, aliás. Khadafi criou o Estado líbio e generalizou o bem-estar social. Teve defeitos, como todos os governantes autoritários, e jamais criou qualquer instituição democrática, que não existe, de fato, em NENHUM país deste mundo. tampouco nos paises onde o modelo político é como o deles é, ainda, uma monarquia absoluta, uma monarquia tradicional autoritária, ou, no máximo, a monarquia paternalista, porque a democracia (esta  invenção ocidental) que ainda não se aclimatou em nenhuma parte do Oriente (nem no Ocidente), de modo pleno. Nem mesmo no Líbano, Turquia ou Índia! E a situação da Síria é desesperadora: desde março deste ano, o regime de Bashar al-Assad já matou mais gente que toda a ditadura militar brasileira de 1964, em 25 anos! 

Comemorar a queda de Khadafi é comemorar o triunfo da CIA! Será que a CIA e o governo dos Estados Unidos têm qualquer moral para dar lições de democracia para quem quer que seja? Ou o que eles querem são lucros para as empresas petrolíferas, mercados abertos para forçar a venda de seus produtos e bases militares terrestres, aéreas e navais para suas tropas, em sua geopolítica mundial? Deixemos de ser otários e paremos de tapar o sol com a peneira!

Através destes fatos podemos também perceber o quão validas são as teses de Huntington e Fukuyama, ou seja, o fim da historia e o fim das guerras civilizacionais, pois estas se provam a cada dia mais falsas, comprovando que as teses de marxistas como Hobasbawm e Chomsky, é que as que mas se sustentam atualmente,   ou seja, de que o mundo caminha pra barbarie e que os EUA são a maior ameaça ao mundo atual (teses respectivamente de Hobsbawm e Chomsky).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que revestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.Lembrando que vc é o único responsável pelo que disser aqui. Divirta-se!
As críticas, mais do que os afagos, são bem vindas.